Filhos de Viriato
terça-feira, setembro 30, 2003
 

Attila 
  sobre eternos outonos em falta

Começou o outono. Troquei o ice tea pelo (hot) green tea. Penso em torradas em vez de gelados. Camisolas e botas. Mas o que conta mesmo é ser outono.
Todos os anos, durante alguns da minha vida, saía um dia do verão e aterrava num dia de inverno. Roubaram-me uma data de outonos. Ainda não os recuperei. Nunca os irei recuperar, porque cada um dos que tive depois eram desse ano, não contavam para os anos vazios anteriores. Sou uma criatura que tem falta de outonos. Todos os anos espero: que este seja o ano em que o outono dure até ao próximo verão.

100nada  
segunda-feira, setembro 29, 2003
  Tinha acabado de descobrir o mundo...

Tinha acabado de descobrir o mundo. Observava-o através daquela janela; via prédios, arvores, figuras humanas, e distante no horizonte via sem o saber os seus futuros monstros Adamastores. Mas aquele dia tinha sido diferente, passou-o a ouvir o ar condicionado. O barulho melodicamente repetitivo do compressor era agora metodicamente analisado e cada som anatomicamente dissecado.
- Pai, de onde e’ que vem o ar fresco do ar condicionado?
- Boa pergunta. Tu se calhar não sabes, mas este ar condicionado esta ligado ao Pólo Norte por uma rede de tubos e canalizações. O ar fresco e’ então bombeado por varias ventoinhas para nossa casa. E’ por isso que faz este barulho

Estupefacto, passou o dia a tentar ouvir o rugido dos Ursos polares.

Attila

(publicado previamente neste blog no dia 14 de Junho, 2003) 
  Tal e qual um concerto dos Rolling Stones no festival bianual de uma qualquer Vila da Ribeira de Cima, a participação mais assídua da 100nada, já consegui duplicar o numero de visitas diárias aos Filhos de Viriato.

E tal como o Atilla, vai potencialmente viver da fama merecida da 100nada, o Paulo Portas continua com uma exposição politica excessiva para as reais dimensões do CDS-PP e do seu cargo governativo.

No entanto tal situação parece agradar a todos. O CDS-PP ganha, porque o seu líder faz manchete semanal nos jornais. PSD ganha, porque a oposição continua atacar primordialmente o governo via Ministro da Defesa (convencida que PP e’ o elo mais fraco), o que diminui o atrito politico que qualquer primeiro-ministro sofre em tempo de “crise". O PCP e o Bloco-Esquerda ganham, porque ao manter bem vivo o ódio a PP, conseguem dinamizar as suas bases. O PS ganha, porque ele se apresenta como um alvo fácil, e o PS pós-Casa Pia continua demasiado enfraquecido para fazer uma oposição politicamente sólida.

Attila
 
domingo, setembro 28, 2003
  Passeios (sub)urbanos e avisos pu'blicos

Nao ha' nada tao eficaz como uma mulher para dar cabo da vida e da casa a um tipo. Esta' ele sossegadamente a rir com os amigos sobre temas se'rios, entra ela e a primeira coisa que faz e' pendurar logo umas cortinas, ali fica mesmo bem o vaso com a planta, uns tapetes mais coloridos, enfim, transforma um loft digno da Wallpaper num home sweet home sem esquecer o bordado encaixilhado. E' ao que o Attila se arrisca, comigo aqui. Comec,o logo por colocar um pouco de bairrismo, um canto com a Serra de Sintra ao lado, um bloco de betao, encaixado entre outros blocos e mais uns quantos estacionamentos. O cena'rio.

O que acontece e' que eu gosto da Fnac do Cascaishopping. Contrariamente 'as outras, tem sempre mesa vaga no cafe'. Os empregados sao muito simpa'ticos. E o cafe' esta' estrategicamente colocado em frente da secc,ao infantil, onde passam videos de filmes para meninos, e onde, do lado de la' do corredor, uma crianc,a pode estar sentada no chao a papar o trailer do filme duzentas e quarenta vezes, sem se fartar, enquanto a mae toma o cafe', fuma um cigarro e folheia uns livros, com um olho na burra e outro no cigano. (Estive indecisa nesta expressao, nao me parece nada aplica'vel, mas o olho em Bele'm e o outro em Sacave'm lembra-me sempre aquele olhar que aparece quando se tenta fixar a ponta do nariz, de forma que 'a falta de melhor, fica mesmo assim).

O Cascaishopping tem uma parte nova, btw, bastante civilizada, mas nao era sobre isso que queria escrever. O que aconteceu foi que fumei o primeiro cigarro na Fnac e era o u'ltimo do mac,o. Marchei dali para fora directa 'a tabacaria, pedi cigarros...e fui saudada por um slogan em todos os mac,os de tabaco que constituiam a parede por detra's do balcao: fumar mata. Ola'...e eu que nao sabia. Mas que coisa extraordina'ria! Nao que nao tivesse visto antes os avisos novos nos mac,os, mas dou os parabe'ns a quem teve a brilhante ideia de ter a paciencia de colocar os mac,os nas prateleiras com o mesmo aviso virado para a frente. Estava bonito...

...e coerente para uma tabacaria. Nao e'? Assustamos os clientes com aquele aviso, eles deixam de comprar, no's falimos...nao, nao e'. Eles, os donos da tabacaria, sabem muito bem que aquele aviso nao serve para absolutamente nada. Para os fumadores adultos, nao serve, eles estao carecas de saber que o tabaco mata. Para os mais novos, tambe'm nao. E' muito mais giro fumar 'as escondidas dos pais e ainda por cima os mac,os serem tao coolmente contra...e depois, fac,a-se a experiencia. Pinte-se a porta de entrada com letras enormes a dizer 'nao esquecer levar a chave' . Dois dias depois, o aviso faz parte da paisagem, ja' nao se da' por ele, as chaves ficam esquecidas dentro de casa (e o Attila arranja um super hero'i que resolve o problema). Nao estou nada a ver algue'm entrar naquela tabacaria, pedir um mac,o de cigarros, olhar para a prateleira e dizer, caramba! vou deixar de fumar ja'! Afinal sao dez pacotes de pastilhas ela'sticas, se faz favor.

Aquele aviso so' serve para uma coisa: limpar consciencias de governos que com uma mao avisam sobre o perigo...e com a outra arrecadam os lucros das tabaqueiras E.P.'s.

100nada

PS: Agora vou pendurar o pano de rendinhas final aqui neste porto de abrigo que acolheu uma na'ufraga 'a deriva: fiquei absolutamente devastada e comovida com a reacc,ao ao fecho do meu blog. Os meus enormes agradecimentos.
 
sexta-feira, setembro 26, 2003
  (este post esta' relacionado com uma experiencia recente da 100nada )




'Superhero' takes on clampers

Clad in a blue leotard and wielding a saw, a man claiming to be the UK's first wheel clamp vigilante is offering his services to motorists. Angle-grinder Man - a self-proclaimed superhero - patrols by night looking for unhappy drivers who have been clamped and then sets their cars free. He promises to take on clamping firms, speed cameras and the congestion charge on behalf of drivers.
An odd-job man by day, he claims to operate in Kent during the week and in London at weekends. A hotline number on his website offers a free wheel clamp removal service.

On calling, an answer phone message invites callers to "leave a message after the grinding sound". The unnamed man, who wears a costume of gold boots and crotch-hugging pants over a blue leotard, said he was happy to take the risk.

"It's a public service," he says on his website.
"I for one am prepared to fight for what is fair and am making myself available to the public.

from BBC on line  
quarta-feira, setembro 24, 2003
  Ocasionalmente existem estilos musicais que se esgotam na genialidade de interpretes passados. Nascido em 1922, mostrou a sua maturidade musical em “King of Blue” or “Milestones”, evolui em “Sketches of Spain”, mostrou os primeiros sinais de absoluta genialidade em “Sorcerer", alucinou-se com a sua propria genialidade em “Bitches Brew”, e finalmente matou um estilo musical com uma obra-prima chamada “A tribute to Jack Johnson”

Attila 
  “O Vaticano prepara-se para publicar, até ao fim do ano ou no início de 2004, um documento que consagra uma lista de 37 actos que passam a ser interditos nas celebrações litúrgicas, entre os quais bater palmas, dançar, ter raparigas como acólitas (a auxiliar os padres durante a missa) ou ler outros textos que não os da Bíblia e dos missais.”

Publico on-line

Aproveitando a franqueza física e intelectual do Papa, os saudosistas pré-concilio Vaticano II ainda vão acabar por reinstalar a santa inquisição como o meio de defesa dos seus valores morais e religiosos.
Ainda bem que sou ateu...

Attila

 
sexta-feira, setembro 19, 2003
  Referencias...

"The history books tell us that punk broke in 1976, but it was actually at the tail end of 1975, 6th November to be precise. An irate manager of a tiny upstairs room at St. Martins's School of art thought that the band he had booked, the Sex Pistols, were so noisey he had to cut power after only five songs"

from a Doc Martens promotion book

....8 meses mais tarde os Sex Pistols fizeram historia com "Anarchy in the UK"

Attila  
  Esquerdista dos anos 90

Pessoa de palavra fácil, cabelo cortado na barbearia do Sr. Manuel, e roupa comprada nas lojas étnicas do Martin Moniz, o “esquerdista dos anos 90” deambula pelas ruas do Bairro Alto tendencialmente em grupos de três ou quatro. Antigo membro da JCP, passou pelo PSR, e agora milita no Bloco de Esquerda. Tirou um curso na Faculdade de Ciências, ou em alternativa na de Letras, critica exuberantemente através do seu telemóvel Vodafone, as propinas, o imperialismo Americano, o jornal O Independente, e inevitavelmente o Paulo Portas. Tem uma linguagem rica em adjectivos, advérbios, usa o “pá” como um prefixo ou sufixo, fala da igualdade, e procura aqueles com quem compartilha semelhante opiniões. Discute com os seus iguais os problemas que o atormentam, mas como todos estão sempre de acordo, perde-se nos detalhes e nas trivialidades. Bebe uma cerveja ou um café, discute mais uma vez aquilo que já discutiu, fala em igualdade, liberdade, direitos humanos e repressão. Evita os problemas em Cuba, contorna a Europa de Leste, arrasta-se no Chile e no Médio Oriente. Fala dos territórios ocupados com paixão, frequenta assiduamente a entrada da embaixada dos Estados Unidos, e tenta esquecer que se não fossem os Americanos ainda estavam a morrer pessoas no Kosovo ou na Bósnia. Refere Timor-leste, critica a Indonésia, critica novamente os Estados Unidos, e bebe mais um cerveja. Refere novamente os direitos humanos, fala em massacres. Fala de historias ou detalhes que mais ninguém conhece. Ouve Sílvio Rodriguez ou Pablo Milanês, fala de Garcia Lorca, vai ‘a Voz do Operário, caminha da Graça ao Chapito’. Acaba algures no Cais Sodre’, come um caldo-verde e um pão com chouriço, arrasta-se para casa pois no dia seguinte vai a outra manifestação no ministério da Educação.

Attila 
quinta-feira, setembro 18, 2003
  Citações do dia:


“If you are not miniskirt worth, even post-Pilates, than don’t forget that the pencil skirt never goes out of style”

From NY Fashion Week report
 
  Male Wasp

"In 1919, after a prolonged study, the Harvard ethologist William Morton Wheeler pronounced the male wasp "an ethological non-entity". An animal behaviorist had scrutinized the male wasp and found - no behavior. We can well imagine the male wasp's response to such verdict: his initial shock and hurt; his descent into a period of depressed introspection; his eventual decision to behave more intriguingly."

from: "The war against cliché'" (Martin Amis)




Citações do dia:

"I have read the Book of Revelations and, yes, I believe the world is going to end - by an act of God, I hope - but every day I think that time is running out"
US Secretary of Defense Caspar Weinberger

"You know, I turn back to [the] ancient prophets in the Old Testament and the signs foretelling Armageddon, and I find my self wondering if - if we are the generation that is going to see that come about"
President of United States Ronald Reagan 
terça-feira, setembro 16, 2003
  Todos ao centro?

Com o colapso da antiga União Soviética, e de grande parte dos países de raiz socialista, o Marxismo-leninismo tornou-se um movimento politico falido. No entanto, e ao contrario das aparências, o grande vencedor desta falência foi o socialismo democrático. Livre de um movimento politico forte ‘a sua esquerda, grande parte dos partidos de centro-esquerda enterraram o machado-da-guerra da luta de classes, apagaram dos seus manifestos os últimos resíduos arqueológicos das suas origens socialistas, e lentamente caminharam para o centro. Foi um marcha lenta, e frequentemente complicada, mas um vez ali chegados mudaram frequentemente de nome, ou símbolo, descaracterizaram-se num "combo" ideológico, e tornaram-se na opção menos ma' para grande parte do eleitorado. Menos ma', porque em politica o centro não significa equilíbrio, mas pelo contrario significa o mal menor.
Um exemplo paradigmático e’ o New Labour no Reino-Unido, de malas e bagagens no centro, o New Labour de Tony Blair conquistou a confiança da classe media suburbana, deixou de ser temido pela Bolsa ou o patronato, e continua a ser a opção menos ma' para grande parte do seu eleitorado de raiz. Esmagado entre a xenofobia da extrema-direita, e o centrismo do New Labour, os conservadores hesitam entre um populismo fácil -por exemplo o dos medos profundos que os ingleses tem ‘a União Europeia- e uma tentativa de afirmação enquanto o partido da"ordem e moral". Efectivamente este e’ o grande dilema de qualquer partido de centro-direita que procura desenvolver um programa económico de raiz não socialista. Empurrado ‘a direita pelo novo neo-socialismo democrático, este tem de optar entre se diluir no vazio ideológico do centro ou então afirmar-se na melhor das hipóteses como um partido conservador de velhos do Restelo, ou na pior das hipóteses como um bando de populistas demagógicos.

Attila

nota: eu já publiquei este post faz alguns meses, mas como parece que perdi os meus arquivos vou republicar alguns que me parecem especialmente interessantes.
 
  Poder pedagógico...

O poder pedagógico da televisão e’ evidente no papel que as novelas brasileiras tiveram na liberalização moral e cultural da sociedade portuguesa durante a década de 80. Essas primeiras novelas vinda de um pais moralmente mais liberal que o nosso, mostravam uma certa qualidade temática e narrativa, e tangencialmente tentavam abordar determinados problemas sociais vigentes. Obviamente não quero para a RTP1 um grelha de programas idêntica ‘a da televisão estatal da extinta Republica Democrática Alemã, mas entre uma programação necessariamente elitista de uma RTP2, e uma programação de redução ao mínimo denominador comum da TVI e SIC, cabe ‘a RTP1 saber captar as audiências com programas populares, divertidos, mas ao mesmo tempo inteligentes e tangencialmente pedagógicos. A tolerância e o espírito critico cultivam-se, estimulam-se, e sem esquecer a necessária função da RTP1 ser uma televisão de “massas”, há que tambem não esquecer quais são os verdadeiros fins de uma estacão de televisão que ainda vive ‘a custa do estado.

Attila

nota: eu já publiquei este post faz alguns meses, mas como parece que perdi os meus arquivos vou republicar alguns que me parecem especialmente interessantes. 
segunda-feira, setembro 15, 2003
  “The mating system of the Amazon molly is unusual in many respects. The Amazon molly is an all-female (...) fish. The eggs have to be pseudo-fertilized by sperm of males of one of two [distinct] host species, the Atlantic molly or the Sailfin molly.”

Para mais informação :
Schlupp et al. 1994 Science 263, 373 - 374
Schartl et al. 1995 Nature 373, 68 - 71
Schlupp et al. 1992 Behaviour 122, 88 - 104 
  “But one thing it seems the ancient Greeks did not invent was the counting system on which many of their greatest thinkers based their pioneering calculations. New research suggests the Greeks borrowed their system known as alphabetic numerals from the Egyptians, and did not develop it themselves as was long believed.”

BBC-online 
  A inevitável correlação entre o aumento de temperatura e o aparecimento incontrolável de incêndios florestais, demonstra a total ineficácia das medidas de protecção das florestas portuguesas, que diferente governos nos últimos 20 anos desenvolveram. A raiz desse fracasso e’ complexa, mas duas razoes parecem-me que merecem algum destaque. Antes demais a dificuldade em impor um gestão florestal adequada no sector privado. Tal gestão não ia evitar os incêndios, mas ia provavelmente minimizar as sua dimensões. Adicionalmente, a incapacidade de mobilização da população numa prevenção activa de incêndios e’ também preocupante. Por outras palavras, a alienação crescente da população enquanto agente de protecção dos recurso naturais, contrasta fortemente com o interesse crescente dessa mesma população enquanto usuário.

Attila

 
sábado, setembro 13, 2003
  E pronto, mais um escândalo relacionado com a Casa Pia e outros derivados. Parece-me evidente que faz muito tempo que o Rei ia nu, e varias instancias de poder decidiram olhar para outro lado. Era mais fácil, dava menos chatices.

A dimensão do problema não podia ter passado despercebido a ninguém; e alguém com algum poder politico em Portugal que diga que nada sabia, ou e’ estúpido ou mente descaradamente. Claro que substituir toda uma classe dirigente e’ impossível, e se calhar o povo tem aquilo que merece, mas neste momento exige-se que o poder judicial seja capaz de se isolar de pressões politicas obvias de quem tem tudo a perder. Garante ultimo do funcionamento democrático da nossa sociedade, e’ essencial que a opinião publica se mantenha solidamente do lado dos Juízes e das instituições Jurídicas Portuguesas.

Attila 
sexta-feira, setembro 12, 2003
  2003 MTV Music Awards:

"Madonna, coming off a poorly selling album and an even worse-selling movie, played tonsil hockey with Britney Spears, who had some sales struggles of her own. Then she dietriched over to Christina Aguilera, and gave her some sugar too."

Time magazine, September 8 
quinta-feira, setembro 11, 2003
  "This is the second time in two months that the Jordanian Lower House has failed to abolish Article 340 of the Penal Code, which provides for lenient sentences when men kill their female relatives in the name of "honor." Parliamentarians justified their defense of honor killings as protection of Jordan's traditional and moral values against western influences. The Upper House last month had agreed to abolish Article 340. The Upper and Lower Houses will meet for a final vote before the end of the parliamentary session in March."

Human-rights Watch press-release 
  Faz cerca de 5 meses que o Mayor de Nova Iorque aprovou uma nova lei que proíbe fumar em bares, restaurantes ou discotecas.

Confesso que inicialmente me mostrei indiferente a esta lei. Não fumador, habituei-me a ser fumador crónico passivo. Raramente me queixava, raramente comentava o fumo de uma sala. Cinco meses depois a diferença e’ notória. Acabou-se a roupa malcheirosa do dia seguinte, o ambiente nos bares e’ excelente, sinto um gozo acrescido em sair ‘a noite.

Neste momento sou totalmente a favor a lei, e tal como todos os não fumadores que conheço, sinto que a realidade de uma vida nocturna sem o cheiro do tabaco e’ surpreendentemente agradável. Tornei-me assim num "fascista do tabaco", e para ser honesto não me envergonho.

Attila

Ps. tornei-me num "fascista do tabaco", mas não num pregador do anti-tabagismo 
quarta-feira, setembro 10, 2003
  Peço desculpa pelo meu silencio, mas fartei-me da blogosfera.
Agora, uma vez feitas as necessárias ferias conjugais, estou de volta para mais uns escritos de filosofia de ponta-e-mola.

Esta sucessão interminável de escândalos relacionados com a pedofilia, levou-me a especular qual seria a individualidade portuguesa que mais me magoaria caso se viesse a descobrir ser pedófilo. Pensei em alguns políticos por quem nutro um imenso respeito, artistas cujo o trabalho admiro, mas conclui que essa pessoa seria o Vasco Granja. Creio que ele e' o meu herói de infância, capaz de me fazer recordar momentos inesquecíveis de felicidade absoluta; uma felicidade que apenas as crianças conseguem ter.

Attila 
Atila, "um ateu optimista" - porque não acredita em deus, mas espera estar errado -, quer fazer uma página de ideias e debates rápidos, ricos em colesterol e gorduras saturadas; pois a unanimidade só se obtêm na base do medo, do interesse, ou da alienação activa de quem discorda. Participação especial de 100nada e Adamastor (a pessoa mais furiosa de Lisboa).

ARCHIVES
05/01/2003 - 06/01/2003 / 06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 /

filhosdeviriato@hotmail.com

Blog favorito

Memória nostalgia
Memória; ou o blog que acabou 1 vez

Blogs

100nada; ou o blog que acabou 20 vezes
Voz de Pacheco Pereira
Critico
Janela
Letteri Cafe
Aviz
vbengelsdorff
Estudos sobre comunismo
Barnabe
Adufe

Outros

Dicionario

Powered by Blogger