Filhos de Viriato
segunda-feira, junho 30, 2003
  Patent 6.474.601, to David Hitt, Texas

"...running jet engine is aimed at the mouth of a cave [...] gases displace the oxygen that terrorists require to breath..."

from Scientific American, July 2003 
  Patent 6.482.067, to David L. Pickens, Honolulu

“…a pair of opposite sex parents toy animals are sold together with a serial number by which the parent’s genotype and phenotype [características genéticas e morfologicas] may identified. The owner or owners of the parent toy animals may register the parents with the manufacturer and subsequently request breeding of animal, whereupon the manufacturer makes at least one offspring toy animal randomly selected from a litter having traits determined according to the registered genotypes of parents…”

from Scientific American, July 2003 
domingo, junho 29, 2003
  The African Queen (1907-2003)

 
  Tempestade

Nos últimos 3 anos cerca de 30000 missionários foram enviados por diferentes organizações não-governamentais de cariz religioso para países muçulmanos. A sua missão: conversão dos “infiéis” ao Cristianismo. E se e’ verdade que nem todas as ONGs de cariz religioso, praticam esta politica de conversão, aquelas que o fazem estão sem duvida a semear ventos, para mais tarde colher tempestades.

Attila 
  Médio Oriente

Os desenvolvimentos recentes no Médio Oriente apontam para mais outra tentativa de resolução do conflito Israel-Palestiniano. Apesar do meu enorme cepticismo sobre as reais possibilidades deste processo, o importante não e’ tanto o sucesso absoluto desta tentativa, o importante e’ que quando esta tentativa falhar não se observe um retrocesso absoluto à estaca zero. Se olharmos para o exemplo da Irlanda do Norte, o impossível foi feito, e a paz está mesmo ao virar da esquina. Foi um processo longo, difícil, cheio de avanços e retrocessos, mas em que geralmente dois passos em frente eram apenas seguidos de um para trás. E’ exactamente esta dinâmica de progresso relativo que tenho esperança que finalmente se imponha nesta região.

Attila 
sábado, junho 28, 2003
  Blogosfera

Por amor de Deus! Seis artigos sobre a blogosfera nas últimas 3 semanas?! Será que a capacidade dos jornalistas preencherem o deserto noticioso da época estival anda assim tão por baixo?
Vamos lá rapaziada, vocês podem e sabem fazer melhor. Por favor tratem de encontrar mais um escândalo, que o ultimo já tem uns 6 meses. Em alternativa uma foto do Sampaio ou do Durão a trepar um coqueiro já dava para animar a malta.

Attila 
  Second Life

Para aqueles cuja a blogosfera não e’ virtualmente estimulante, ou que gostavam que o vosso alter ego virtual fosse mais interactivo aqui vai uma alternativa tipo Matrix – www.secondlife.com -

Attila 
  Spam

"Using three computers and working out of his mother's home in Buffalo, N.Y., Carmack sent an impressive 857.500.000 unsolicited e-mails in one year, something that is perfectly legal in New York State."

from TIME Magazine, Jun 16, 2003 
  Corte-baixo

Hoje fui fulminado por uma ideia verdadeiramente preocupante. Encontrava-me tranquilamente num bar quando me apercebi que grande parte das raparigas usavam calças de corte-baixo. Apesar do gosto duvidoso de tal moda nunca me ter sobressaltado (antes pelo contrário), de repente lembrei-me que era provável que um dia tal moda também fosse acabar por ser popular nos homens. A ideia de uma geração vestida como homens das obras é aterradora.

Attila  
  Roleta Russa

Sempre dado à experiencia gastronómica por vezes arrisco uma roleta russa com o meu estômago. Esta quarta-feira arrisquei, e perdi. Levei com um balázio monumental, uma verdadeira arma alimentar de destruição maciça. Um dia para recuperar o corpo, e mais dois para recuperar a alma, e ora aqui estou eu de volta para mais uns "posts" de filosofia de ponta-e-mola.

Attila
 
quarta-feira, junho 25, 2003
  Bad Seeds

Vestido de preto, cabelo longo, andar angular e brusco, entrou num palco polvilhado de vermelho e roxo. Acompanhava-o uma banda que mais parecia saída do filme mexicano "Mariachi" ou de um episódio particularmente inspirado da série de televisão "Zé Gato". Cantou, tocou, o chão abriu-se até ao inferno, e mais uma vez Nick Cave provou que ainda é o indiscutível Príncipe das Trevas.

Attila 
terça-feira, junho 24, 2003
  Verão Quente

Esta conversa sobre os murais do PCTP/MRPP fez-me pensar no pouco que sei acerca deste período da história recente de Portugal. Refiro-me obviamente ao PREC, ao verão quente de 1975. Nascido em 1971, era demasiado novo para poder compreender o que se passava, mas já tinha idade suficiente para perceber que algo de anormal e extraordinário estava acontecer. Talvez uma das poucas memorias que tenho foi o modo como a rotina das aulas da minha pré-primária foi alterada. Lembro-me vagamente de ir para o recreio protestar a falta de material didáctico. Seguia-mos a nossa professora até ao gabinete da direcção, sempre de punho no ar, convictamente a protestar as condições indignas da escola. Eu adorava aquela confusão, era uma festa. Efectivamente acho que os meus cinco anos correspondem ao auge da minha rebeldia revolucionária. Para além destas memórias vagas, o pouco que sei são histórias contadas pelo meu Pai. Membro do PPD, coordenou algumas comissões de trabalhadores, e conta-me histórias absolutamente fascinantes acerca deste período. Uma das minha favoritas e’ o modo como colocavam, sempre que iam ‘a Lisnave, a imagem de Lenine ao peito para “amaciar” os Comunistas.

Attila 
  Nota:

Hoje recebi um email simpático a lembrar-me que os murais do PCTP/MRPP não eram simples graffiti’s politicos. Incluiam não só mensagens mas tambem representações pictóricas de uma visão politica e social. De facto o comentário faz sentido, e desde já faço meu pedido de desculpas.

Aproveito também esta oportunidade para acrescentar que quando falei em "Velhos do Restelo" não estava a atacar a direita. Estava a atacar os "Velhos do Restelo". Eles existem em todos os quadrantes políticos, ‘a esquerda, ‘a direita, em cima, e em baixo…

Attila
 
segunda-feira, junho 23, 2003
  American Way…

Hoje eu estava a explicar a uns amigos americanos a lei dos arrendamentos em Portugal, e o facto de existirem várias pessoas de idade avançada a pagar uma renda muito reduzida, quando um deles me perguntou se era frequente os senhorios assassinarem os inquilinos para subir as rendas.

Attila
 
  Negando rumores...

Negando os rumores vindos do Pentágono, de que o Astro-Rei tinha sofrido ou estava prestes a sofrer um atentado terrorista, o Sol reapareceu em Nova-York. O Pentágono garante que as suas preocupações foram legítimas e baseadas em fontes credíveis.

Attila 
  Seguindo a tradição dos murais do PCTP/MRPP

“Morte aos Velhos dos Restelo!” 
domingo, junho 22, 2003
  Antonio Vivaldi

Para aqueles que reduzem Antonio Vivaldi aos concertos das "Quatro Estações", recomendo o CD da Harmonia Mundi “Stabat Mater”, com Andreas Scholl, Ensemble 415 e Chiara Banchini. Perfeito para uma manhã chuvosa de Domingo; porque em Nova York o tempo tem andado pelas horas da amargura...

Attila 
  Giulietta Masina em "Le notti di Cabiria" (Federico Fellini)



 
  Acerca do melhor, e um dos menos conhecidos filmes de Federico Fellini

"Fellini was a poet of words and music. He never recorded the dialogue at the time he shot his films. [...]. On his sets, he played music during almost every scene, and you can sense in most Fellini movies a certain sway in the way the characters walk: Even the background extras seem to be hearing the same rhythm. Cabiria hears it, but often walks in counterpoint, as if to her own melody. She is a stubborn sentimentalist who cannot believe the man she loved, the man she would do anything for, would try to drown her for 40,000 lira. ("They'd do it for 5,000...'' her neighbor assures her)."

from a review by Roger Ebert
 
sábado, junho 21, 2003
  Blocos e Blogs

O interesse, e agora polémica, que a Blogosfera tem suscitado nos meios de comunicação social em Portugal mais uma vez demonstra a alienação e desinteresse destes perante as reais preocupações da população Portuguesa.

Tentando evitar os erros do jornalismo popular da SIC ou TVI, os jornalistas mais "sérios" acabam por cair noutro erro. Preocupam-se excessivamente com o seu umbigo, e com o umbigo de quem os rodeia. E tal como o Bloco de Esquerda (fundado por um grupo de intelectuais de Lisboa e Porto) obteve uma exposição mediática desproporcionada para o seu real tamanho, por parte dos jornalistas (outro grupo de intelectuais de Lisboa e Porto). A Blogosfera (formada parcialmente por um conjunto de intelectuais virtuais de Lisboa e Porto) também esta a sofrer um interesse mediático que vai além das suas verdadeiras dimensões .

Sejamos realistas, e agora citando o Difool, se colocássemos todas pessoas que diariamente usam a blogosfera no antigo Estádio da Luz, o publico seria mais pequeno do que de um jogo particular entre o Benfica e o Cova da Piedade.

Attila
 
sexta-feira, junho 20, 2003
  Direito ao voto de treta

O direito ao voto e’ indiscutível. Mas será que existe o direito ao voto ‘a balda? Será que as pessoas tem o direito de votar em alguém porque gostam do seu bigode ou corte de cabelo? Apesar de tal facto francamente me incomodar, eu tenho que achar que sim. Essencialmente porque apesar da decisão do sentido de voto de cada um ir necessariamente ter consequências no colectivo, o conceito de democracia implica que cada voto e’ da exclusiva responsabilidade da pessoa que vota. E tal como o direito ao voto de treta e’ inalienável, o direito ‘a abstenção também o deve ser. De facto o aprofundamento da Democracia também poderia passar por programas non-stop de “Monster Truck Racing” durante o dia das eleições.

Attila
 
  Buracos Negros

Ontem, eu estava a ler um artigo sobre Buracos Negros quando descobri que existe uma nova teoria acerca de tais singularidades interestelares. O dogma actual e’ que um Buraco Negro e’ uma singularidade espaço-temporal causada pelo colapso de um estrela de grandes dimensões. Nesta singularidade a forca gravítica e’ imensurávelmente grande. A partir do horizonte do buraco negro nada pode escapar a essa forca gravítica (incluindo a luz). Se alguém fosse capaz de cruzar tal horizonte estaria condenado a ser sugado para dentro dessa singularidade: eu gosto de chamar a tal teoria a teoria do “ arghhhhhhhhhhh!!!!”.
No entanto existe uma nova teoria que considera que um Buraco Negro não e’ mais do que um centro de massa hiper-densa não sujeita a regras relativistas. Mais ou menos como a água ao congelar deixa de seguir a lei dos fluidos. Neste caso uma pessoa ao chegar ao horizonte do buraco negro, em vez de arghhhhhhhhh, vai-se esmagar contra uma parede hiper-densa, splashhhhh!...

Attila
 
  Life is sweet!

Acabo de beber um Starbucks Venti Coffee Frappuccino (essencialmente uma bomba de açúcar e cafe') e agora estou a ouvir Iggy Pop's "Lust for life"...hum, Life is Sweeeettt...

Attila 
quinta-feira, junho 19, 2003
  Entretanto na blogosfera ocorreram nos últimos dias alguns debates interessantes. Um deles e’ o debate de ideias entre o Critico e o Joao Miranda. Essencialmente eu creio que o debate gira ‘a volta da obrigação moral (ou ausência de obrigação) que os ricos devem ter perante os pobres. Ou seja, ate’ que ponto aqueles que ‘a custa do seu esforço e trabalho foram capazes de melhorar a sua vida, devem ajudar aqueles que devido a sua inépcia ou ‘as circunstancias pouco ou nada possuem. Independentemente das questões morais em causa, assumindo a importância da responsabilidade individual e que as regras de mercado são o motor económico da nossa sociedade, eu acho que a necessidade de um sistema capaz de minimizar os extremos (os muito ricos, ou os muito pobres) e’ evidente. Historicamente, a existência de extremos ou assimetrias (porque ser pobre ou rico e’ relativo) foi sempre uma fonte de instabilidade no tecido social e económico da sociedade. Sem excepções, todas as grandes revoluções dos últimos 300 anos tiveram como ponto de partida a pobreza ou a miseria do povo. Portanto combater a pobreza ajuda a manter a riqueza.

Attila 
  Diversidade Cultural

Acabo de descobrir que nos Estados Unidos existe um concurso anual de atribuição de vistos cujo o objectivo único e’ o aumento da diversidade cultural. Aparentemente este concurso só esta aberto a pessoas vindas de países com um numero reduzido de emigrantes neste país. Não e’ por acaso que eles são a única superpotência mundial...

Attila 
quarta-feira, junho 18, 2003
  National Blogosfera

…e tal e qual a queda de uma grande arvore na floresta tropical Amazónica, o encerramento da Coluna Infame (RIP) abriu uma clareia de oportunidade na blogosfera. Neste momento vários blogs políticos de direita tentam ocupar o seu lugar. Eles aproveitam a recém-chegada luz e tentam desesperadamente crescer, para atingir o cume da floresta e deste modo ocupar o lugar do gigante caído.

Attila 
  Telejornal...

- Pai, o que estão eles a atirar ‘a policia?
- Eles são manifestantes, e estão atirar Cocktails Molotof.
- Molotov!? Pudins Molotov?
- Exactamente, o pai enganou-se, eles estão a atirar Pudins Molotov.
- Porque?
- Provavelmente não gostaram da sobremesa.
- ...então, logo ao jantar também posso atirar a sopa da mãe?

Attila  
terça-feira, junho 17, 2003
  Africa

Grande parte dos problemas de Africa passam por elites incompetentes e corruptas. Mas se e’ verdade que a desculpa de uma ma’ descolonização ainda faz sentido, parece-me igualmente importante realçar que as grandes empresas ocidentais também tem um papel importante, na perpetuação de uma classe dirigente cronicamente corrupta. Ao usar o suborno com moeda de troca quase universal na atribuição de contractos está-se a criar um clima de criminalidade permanente que ajuda a alienação daqueles que realmente querem servir a população. Portanto a eliminação do uso sistemático do suborno seria possivelmente capaz de transformar este continente.

Attila

 
  Cartões de credito avulso

Uma dos fenómenos mais preocupantes nos Estados Unidos e’ o conceito de divida permanente. Quase toda a gente que conheço deve dinheiro. De facto, nos últimos 20 ou 30 anos houve um alteração radical da definição de bom cliente bancário. O que os bancos agora procuram não e’ necessariamente alguém que paga todas as dividas ou alguém financeiramente responsável. O que eles procuram e’ alguém que deseja consumir, gastar mais do que realmente pode pagar. Tal como os traficantes de droga, os bancos oferecem quase indiscriminadamente cartões de credito que temporariamente (12 ou 24 meses) não tem juros. Apostam no endividamento galopante e no facto de tal pessoa ir inevitavelmente procurar um segundo, ou mesmo um terceiro emprego. Claro que apenas uma boa educação financeira pode evitar alguns destes problemas, mas a ideia de que se pode seduzir o publico de um maneira irresponsavel torna os bancos necessariamente co-responsáveis por esta crise.

Attila 
  Observou-a de longe...

Observou-a de longe, desejou-a, mas por uma questão de inércia ou inépcia deixou-se ali ficar. Olhava-a com o desdém de quem deseja, mas não tem coragem de querer. Mostrava-se indiferente, amava sem querer ser amado. Ate' que um dia o inevitável aconteceu, e perdeu-a de vez. Ela encontrou um novo amante e ele ficou ali sozinho a olhar para ela. Porque ela estava ali estendida, e ele estava ali de braços abertos virado para ela. Arrependido, saltou do pedestal e partiu em busca da felicidade perdida.

Attila 
  Mais Giacometti...


"Giacometti's first filament-thin renderings of figures - such Walking man and Tall figure - crystallize the artist's transient sensations of seeing [...], he has known that in the next instant vision will become memory"

from Alberto Giacometti, MoMA, NYC 
segunda-feira, junho 16, 2003
  Caros amigos,

Em resposta a rumores existentes na blogosfera, a direcção do blog "Filhos de Viriato" confirma o convite feito a Difool (do blog Memoria Inventada ) para se tornar cronista neste blog. Apesar das verbas involvidas serem avultadas, correspondem inteiramente ao valor de Difool e estão devidamente enquadradas no Projecto "Viriato, hoje e sempre".

No entanto e’ importante salientar que apesar de confiante, a direcção do blog "Filhos de Viriato" ainda não obteve uma resposta definitiva de Difool, ou da direcção do blog "Memoria Inventada", com quem temos excelentes relações.

A direcção quer ainda negar rumores maliciosos daqueles que querem destruir o blog "Filhos de Viriato", e que apontam para a demissão de Atila como "manager" do projecto "Viriato, hoje e sempre".

A direcção
 
domingo, junho 15, 2003
  Pedido de desculpas:

Com frequência eu faço pequenas correcções aos meus posts. Talvez seja porque tenho tendência a ser um bocado ruminante naquilo que escrevo e por vezes terem erros óbvios.

Attila
 
  Sumol Laranja

- Um Sumol Laranja por favor.
- Laranja? – perguntou o velhote surpreendido
- Laranja.
- Bem o cliente tem sempre razão, mas o senhor não leu o ultimo editorial do “Publico”, ou o suplemento de saúde do “Expresso”?
- Não – respondi eu algo confuso.
O velhote sorriu, sentou-se no banco, e continuou a sua explicação.
-Ora caro amigo, isto de beber Sumol Laranja e’ um grande erro. – limpou o suor da testa, porque o calor apertava naquele dia de Agosto – Então o senhor, que tem pinta de doutor se quer lhe diga, não sabe que o Sumol Laranja e’ um verdadeiro veneno. Faz mal a tudo; cólicas, enxaquecas, mal de rins, e ate’…– disse agora mais baixinho – …impotência!
- A sério?! –respondi eu incrédulo com a minha ignorância. Dei um passo atrás, e sentei-me ao seu lado grato pelo seu cuidado.
- Ora em contra-partida, o Sumol Ananás e’ já de outra estirpe. E’ um refrigerante de propriedades verdadeiramente milagrosas, muito melhor que a Agua das Pedras. E olhe que eu ja' bebi muitas garrafas de Agua das Pedras
- Então, quero um Sumol Ananás
Levantou-se satisfeito, e acrescentou agora num tom menos paternalista.
- Eu ainda tenho uma garrafa de Sumol Ananás das antigas. Olhe para esta garrafa, vidro verde, rotulo imprimido. E repare bem neste deposito esverdeado, isto e’ so’ saúde!!!


Attila 
  Batata frita

-Dá-me uma batata frita.
-Não dou!
-Não? Então empresta-me uma…
-Empresto-te?
-Sim, empresta-me uma batata frita
-Esta bem, mas só uma!
-Só uma…
-Aqui esta….ahhh…Mãe!!!!!! Ele tirou-me a batatas todas…

Attila 
  De volta aos comentários politicos:

A possibilidade de as próximas eleições presidenciais serem dominadas por figuras conhecidas mas politicamente gastas e’ preocupante. Em vez de se procurar dar a oportunidade a uma nova geração de políticos, as maquinas partidárias dos grandes partidos teimam em tentar eleger os ”velhos do Restelo”. E tal como a morte do Jazz e' evidente no facto do álbum “King of Blues” (Miles Davis) ainda ser o album que mais se vende nos Estados Unidos. A eleição de um candidato, que já foi anteriormente candidato, que já foi anteriormente candidato, prova as debilidades democráticas de um sistema regimental partidário que os escolhe na base da influencia politica e compadrio.

Attila 
sábado, junho 14, 2003
  Tinha acabado de descobrir o mundo...

Tinha acabado de descobrir o mundo. Observava-o através daquela janela; via prédios, arvores, figuras humanas, e distante no horizonte via sem o saber os seus futuros monstros Adamastores. Mas aquele dia tinha sido diferente, passou-o a ouvir o ar condicionado. O barulho melodicamente repetitivo do compressor era agora metodicamente analisado e cada som anatomicamente dissecado.
- Pai, de onde e’ que vem o ar fresco do ar condicionado?
- Boa pergunta. Tu se calhar não sabes, mas este ar condicionado esta ligado ao Pólo Norte por uma rede de tubos e canalizações. O ar fresco e’ então bombeado por varias ventoinhas para nossa casa. E’ por isso que faz este barulho –
Estupefacto, o filho passou o dia a tentar ouvir o rugido dos Ursos polares.

Attila
 
  Amas-me?

-Amas-me?
-Amo-te!
-Aldrabão!
-Aldrabão?
-Sim.
-Não! Eu amo-te…
-Dizes isso só para me fazer feliz.
-Não e’ verdade, juro que te amo.
-Se me amasses não me tinhas respondido.
-Soa a Filosofia das batatas.
-Filosofia das batatas?
-Mas eu juro que te amo.
-Não jures, prova-me!
-Tu foste a primeira pessoa a quem telefonei a dar a noticia.
-A sério?
-A sério!
-Estou feliz…
-Agora já sabes que te estou a dizer a verdade.
-Isso não sei, mas a felicidade e’ aquilo que se quer acreditar, e hoje quero acreditar que me amas.

Attila 
  Uma amigo mandou-me esta citação...

"We, the public are easily, lethally offended. We have come to think of taking offence as a fundamental right. We value very little more highly than our rage, which gives us, in our opinion, the moral high ground. From this high ground we can shoot down at our enemies and inflict heavy fatalities."

from Salman Rushdie 
quinta-feira, junho 12, 2003
  Abriu os braços como Jesus na cruz...

Abriu os braços como Jesus na cruz, deu meia-volta e apontou-os para o Cristo-Rei. Mediu-o com os dedos, e após umas hesitações afirmou peremptoriamente que tinha exactamente dois centímetros. Massajou satisfeito a sua barba de três dias, coçou o seu longo cabelo, e confirmou novamente a sua medição. Gabou-se que era uma medição absolutamente nanométrica, que tinha sido patrocinada por um subsidio da União Europeia, e estava de acordo com o protocolo ISO9000. O seu olhar começou então a deslizar pelo horizonte, fez mais umas tantas medições de gabarito internacional patrocinadas por um outro subsidio da União Europeia, e acabou por se fixar naquele lugar ao lado do horizonte chamado Trafaria. Queixou-se de um qualquer atentado paisagístico, e antes de tentar medir o tamanho de um tal lesa pátria, declarou solenemente que se devia reinstituir a pena de morte para arquitectos. Colocou os óculos escuros e olhou para o Sol, pensou em o medir mas conclui que os óculos iam afectar a precisão do seu trabalho. Pelo que por uma questão de integridade profissional afirmou que não podia fazer tal medição. Virou-se então de repente e disse:
– Entendes? Entendes o que te estou a dizer? Isto e’ como tudo nada vida, um problema que hoje parece ser de um tamanho monumental, amanhã ou dentro de um ano e’ deste tamanho – e olhou para os seus dedos que agora estavam em frente do meu nariz.
-Dois centímetros? – perguntei-lhe sorridente
-Não, no máximo um centímetro e meio - satisfeito com a sua resposta, deu mais uma pirueta de braços abertos tipo avião de combate e começou a correr em direcção ao mar, mas sem não antes gritar.
– O ultimo paga uma cerveja.

Attila 
  12 Junho, 1964

“Nelson Mandela condenado a prisão perpetua”  
  Woody Allen promotes France (BBC online, 11 June)

“Allen and his wife Soon Yi appeared at last year's Cannes film festival
Director Woody Allen has said he will eat French fries and French kiss his wife as part of a video he is fronting to promote France in the US.”

 
  Acerca do livro: "It takes a Village" by Hillary Clinton (1996)

"We have to imagine Hillary, in the Old Executive Office Building with her staff of fifteen women [...] marshalling her manuscript. Their objective is to reduce it to a condition of pan-inoffensiveness. This is a big job, because being inoffensive, and being offended, are now the twin addictions of the culture. Chapter by chapter, "Village" goes over to Bill's people, to see if they have a problem [...], and so this go on, until you are confronted with printed sentences which read:

"Brisk walking, hiking and bicycling are all good exercice and are great ways to spend time together"


from 'The war against cliche'" by Martin Amis

 
  Catarse Politica

Quais serão as motivações que poderiam levar alguém a escrever um livro sobre as infidelidades passadas do marido? E’ possível que os 9 milhões de dólares tenham sido um pequeno factor, mas para alguém, ou melhor, para uma mulher com Hillary Rodham Clinton a humilhação publica deve ser absolutamente atroz. Apesar do marido ter tentado procurar a sua absolvição garantido a eleição de Hillary Rodham Clinton para o senado do Estados Unidos, e’ evidente que a procissão ainda vai no adro. Apostando na vitoria de Bush "júnior" nas eleições presidenciais de 2004, Hillary Rodham Clinton decidiu começar a arrumar a casa com 5 anos de antecedência; porque a memoria do povo e’ curta e a sua generosidade não tem limites.

Attila 
terça-feira, junho 10, 2003
  Ditados e ditados...

Ditado Português: “não coloques o carro ‘a frente dos bois”

Ditado Hebreu: “não declares vitoria antes de desembainhares a espada”

As diferenças entre um povo que raramente teve a sua identidade nacional posta em causa e um povo que ainda hoje luta pela afirmação de uma patria, são evidentes nos mais pequenos detalhes de uma língua.

Attila 
  Confesso-me senhor…

Confesso que esta variedade tem algo de apelativo…

Variedade dos Sumos “Pure Premium da Tropicana”:
(para algumas variedades ainda há “no pulp”, “some pulp”, e “lots of pulp”).

Apple Juice
Apple Cranberry Juice
Genuine Golden Grapefruit Juice
Genuine Pink Grapefruit Juice
Golden Grapefruit Juice
Grovestand Calcium Orange Juice
Grovestand Orange Juice
Healthy Kids Orange Juice
HomeStyle Orange Juice
Low Acid Orange Juice
Orange Banana with Calcium Juice
Orange Grapefruit Juice
Orange Juice with Calcium and Vitamin Supplement
Orange Juice with Calcium and Vitamin Supplement with Pulp
Orange Juice with Double Vitamin C and 100% Vitamin E
Orange Pineapple with Calcium Juice
Orange Ruby Red with Calcium Juice
Orange Tangerine Juice
Orange Tangerine Juice with Calcium
Original Orange Juice
Original with Calcium Orange Juice
Pink Grapefruit with Calcium and Vitamin C Supplement
Red Grape Juice
Ruby Breakfast
Ruby Red Grapefruit Juice
Ruby Red Grapefruit with Calcium Juice
Ruby Red Grapefruit Grovestand Juice
Sanguinello
Star Ruby
e finalmente o original...
...Tropical Orange Juice 
domingo, junho 08, 2003
  Cunha:

Sempre disposto a fazer filosofia de ponta, aqui vou eu noutra pega de caras. E’ costume dizer que “saudade” e’ uma palavra portuguesa de tradução impossível. Se e’ verdade que a nostalgia compulsiva e’ uma característica omnipresente na psique nacional, eu creio que existe outra palavra cuja tradução e’ ainda mais complicada. Refiro-me obviamente ‘a palavra “cunha”. Todos nos falamos em “cunhas”, boa parte provavelmente já fizeram ou já usufruíram de uma “cunha”, um pequeno favor, um piscar de olhos que torna a nossa vida em Portugal mais agradável.

Agora a questão e’ onde termina uma “cunha” e começa a corrupção, o trafico de influencias, as “tangentes” (para citar um amigo que falava da corrupção em Itália). Apesar de serem aparentadas, eu creio que mesmo assim existe algo de intrinsecamente único ao conceito “cunha”. E não me refiro ao facto de geralmente envolver uma senhora simpática de meia-idade, atrás do balcão de uma repartição publica.

Difool este fim-de-semana defendeu que uma “cunha” geralmente não se traduz numa falsificação de um documento activa ou passivamente, uma “cunha” e’ mais um jeitinho que faz com esse documento passe “milagrosamente” do fundo da pilha para o seu topo. Resumido apesar desta distinção ainda não me ser clara, creio que talvez “cunha” seja simplesmente corrupção adaptada a um pais de brandos costumes.

Attila 
  Evangelho Segundo George Washington

Eu creio que aqueles que acreditam que esta administração Americana invadiu o Iraque devido ao seu petróleo enganam-se, e estão a ver a arvore sem ver a floresta. E’ claro que o potencial económico do Iraque não foi ignorado, mas esta administração possui um espírito missionário que a torna verdadeiramente assustadora. Este senhores, encontram-se numa cruzada não em nome de Jesus Cristo, e muito menos em nome de Karl Marx, eles decidiram iniciar um processo missionário global em nome da constituição dos Estados Unidos; ou pelo menos da sua interpretação dessa constituição.

Attila
 
sábado, junho 07, 2003
  Anel de casamento de ponta-e-mola

Eu tenho a certeza que toda gente conhece alguém que deveria ter um anel de casamento de ponta-e-mola. Um anel que se poderia colocar ou retirar do dedo em milissegundos. Tal objecto faria rico o seu inventor.

Attila


 
  Age of the Massacre

“Local, regional or global, the wars of the 20th century were to be altogether vaster scale than anything previously experienced. […]. In short, 1914 opens the age of the massacre. […]. The attempt of the Germans to break through at Verdun in 1916 (Feb-July) was a battle of 2 millions, with one million casualties. It failed. The British offensive on the Somme, designed to force the Germans to break off the Verdun offensive cost Britain 420 000 dead – 60 000 casualties on the first day of the attack […].”

from "Age of Extremes", Eric Hobsbawm

 
sexta-feira, junho 06, 2003
  Fenómeno "Chico Esperto":

Uma das coisas que mais me impressiona em todos os escândalos ocorridos no ultimo ano em Portugal (Paulo Portas, Clara Pinto Correia, Carlos Cruz, etc.) não e’ tanto a natureza dos seus crimes, mas antes o modo como pessoas inteligentes fizeram coisas tão estúpidas e se meteram tão facilmente nestas alhadas. Eu compreendo que estou a misturar alhos com bugalhos, quando comparo o caso da Clara Pinto Correia, com o caso da Pedofilia na Casa Pia, mas mesmo assim questiono-me se todas estas pessoas realmente acreditavam que poderiam sair impunes de tais crimes. Será que a Clara Pinto Correia realmente achava que ninguém ia dar por isso? Será que ela e’ assim tão arrogante (ou tão estúpida)? Na falta de melhor explicação só encontro justificação numa variante do fenómeno "chico esperto" aplicado ‘as nossas elites.

Attila

 
 


 
 


 
quinta-feira, junho 05, 2003
  Moralidade Social: (comentário ao blog de esquerda)
Blog de Esquerda

"SER DE ESQUERDA. Em relação à discussão que está em pé sobre o que é ser de esquerda, eu partilho da tua opinião, Zé Mário, e acrescento que a esquerda na sua maioria é o garante da moralidade social."
(JAK, blog de esquerda)


Quando se fala de ‘moralidade social" dentro do contexto ideológico da esquerda geralmente refere-se ao objectivo ultimo de uma sociedade justa e igualitária. Acontece que a premissa de base de que "igualdade significa inevitavelmente justiça" tem alguns problemas que vale a pena abordar.

O primeiro, e o maior de todos os problemas, e’ histórico. Sem uma única excepção todas as experiências governativas de cariz socialista nivelaram a sociedade por baixo. Ao obrigar o individuo a conformar-se com o interesse igualitário do colectivo, houve um processo de redução da sua individualidade. Ora neste caso o todo e’ regra geral muito menos que as partes.

O segundo problema passa pelo facto de tal premissa assumir que todos os seres humanos são iguais, e que portanto tem ambições equivalentes. Efectivamente quando se fala numa sociedade igualitária, esta tem de ser igual a "algo'. Tem que haver um ideal predeterminado ou predefinido por alguém. Ora como este alguém nunca poderá ser inteiramente representativo de todos os membros de uma população, então esta a sociedade apenas vai ser "ideal" para alguns. E mesmo para estes, será uma sociedade feita ‘a base de compromissos e concessões. Por outras palavras qualquer sociedade homogénea igualitária será sempre incapaz de assimilar de um modo equilibrado as diferentes aspirações de todos que a compõem.

O terceiro problema passa pelo facto de todos indivíduos que fazem parte de uma sociedade possuírem necessariamente talentos e capacidades distintas. Ao nivelar as expectativas e as ambições a um objectivo comum, não só se esta a prescindir daqueles indivíduos que tem talentos acima do normal, como se esta a reprimir o desenvolvimento daqueles que possuem talentos fora da norma imposta.

Pelo que "Moralidade Social" provavelmente não passa por uma sociedade igualitária, mas antes por uma sociedade capaz de garantir igualdade de oportunidades. Por outras palavras uma sociedade organizada segundo os méritos individuais dos seus membros, mas atenta aos problemas sociais dos mais desfavorecidos.

Attila


 
quarta-feira, junho 04, 2003
  Obrigado ao blog de esquerda:
Blog de Esquerda

Obrigado ao blog de esquerda (o Fernando Chalana dos blogs políticos) pelo curto comentário que fez ao meu blog.
Sobre o nome do meu blog confesso um certo fascínio pelo foleiro. Apesar de o nome ser obviamente irónico, não consegui evitar aquela "filosofia de ponta" (citando o tchernignobyl) tipo Gabriel Alves.

Gabriel Alves: comentador desportivo, filosofo.


Attila

 
  3 de Junho de 1989


 
  Guerra Esquecidas: Guerra entre a Eritreia e Etiópia



Porque não há petróleo ou diamantes, porque não existem interesses estratégicos mundiais postos em causa, porque manifestações de protesto em frente da embaixada da Etiópia ou da Eritreia não tem lá muita piada.

Attila
 
terça-feira, junho 03, 2003
  Citação do dia:

De bíblia na mão, e frustrado com a possibilidade do espanhol se tornar na segunda língua oficial do Texas, um congressista disse:

"If English was good enough for Jesus Christ , [ than ] it’s good enough for me"


 
segunda-feira, junho 02, 2003
  O Abrupto pergunta:
Abrupto

«Porque razão entre os temas dos blogs e das mensagens neles afixadas há tão pouca presença da história?»

A pouca presença de historia nos blogs esta’ provavelmente relacionada com a situação geopolítica nacional. Portugal e’ um pais estável, politicamente e socialmente. E’ um pais essencialmente homogéneo, e no historial recente da nação não existem eventos históricos capazes de estimular a imaginação de um povo. O 25 de Abril, apesar de importante, foi uma revolução rápida em que a resistência do antigo regime foi limitada; pelo que não houve oportunidade para criar heróis ou mitos. A guerra colonial ainda e’ um assunto "tabu", e Portugal essencialmente escapou ileso ‘a Segunda Guerra Mundial. Efectivamente não me parece ser por acaso, que o maior mito nacional e’ D. Sebastião, que o Rei mais popular e’ D. João II, e que o melhor governante e’ o Marques de Pombal.

Em países cuja integridade nacional (ou cultural) foi recentemente posta em causa, em que guerras recentes tiveram um impacto profundo no povo, ou em que se observou uma enorme mobilidade populacional devido a imigrações económicas ou perseguições politicas, invariavelmente a Historia (da nação ou familiar) e’ omnipresente. Basta olhar para os Estado Unidos, para a Inglaterra ou a Alemanha, para o Médio Oriente ou para os Balcãs. Neste países a historia e’ bem viva porque por ela passa a identidade individual de cada individuo, por ela passam os seus ódios e as suas paixões, e através dela por vezes se tenta justificar o injustificável.

Attila



 
domingo, junho 01, 2003
  Auto-estradas suíças:

"The system of driving on Swiss autobahns reflects Swiss life. […]. Traffic moves in a solid 5 Km/h above the speed limit (at 6 Km/h over the speed limit the cameras will swing into operation). Traveling any slower will attract criticism from other drivers […]."


From “Xenophobe’s guide to the Swiss”
(by the way, a birthday present from T.M. – a proud Swiss)


 
  Transportes Públicos Suíços

"Public transport is more than a system and verges on being an obsession. When the new railway-timetable comes into force in May each year it is headline news, such is the interest of the Swiss public in their transport. One hardly needs to ask if the Swiss public transport is clean, efficient and punctual: 80% of trains are less than 1 minute late and 95% are less than five minutes late."

From “Xenophobe’s guide to the Swiss”
(by the way, a birthday present from T.M. – a proud Swiss)


 
Atila, "um ateu optimista" - porque não acredita em deus, mas espera estar errado -, quer fazer uma página de ideias e debates rápidos, ricos em colesterol e gorduras saturadas; pois a unanimidade só se obtêm na base do medo, do interesse, ou da alienação activa de quem discorda. Participação especial de 100nada e Adamastor (a pessoa mais furiosa de Lisboa).

ARCHIVES
05/01/2003 - 06/01/2003 / 06/01/2003 - 07/01/2003 / 07/01/2003 - 08/01/2003 / 08/01/2003 - 09/01/2003 / 09/01/2003 - 10/01/2003 / 10/01/2003 - 11/01/2003 / 11/01/2003 - 12/01/2003 / 12/01/2003 - 01/01/2004 / 01/01/2004 - 02/01/2004 / 02/01/2004 - 03/01/2004 / 03/01/2004 - 04/01/2004 / 06/01/2004 - 07/01/2004 / 07/01/2004 - 08/01/2004 / 08/01/2004 - 09/01/2004 / 09/01/2004 - 10/01/2004 /

filhosdeviriato@hotmail.com

Blog favorito

Memória nostalgia
Memória; ou o blog que acabou 1 vez

Blogs

100nada; ou o blog que acabou 20 vezes
Voz de Pacheco Pereira
Critico
Janela
Letteri Cafe
Aviz
vbengelsdorff
Estudos sobre comunismo
Barnabe
Adufe

Outros

Dicionario

Powered by Blogger