Em Portugal confunde-se a ideia de debate, com a manifestação de simples opiniões. Confunde-se a ideia de um bom argumento, com o uso indiscriminado de adjectivos e advérbios . Discute-se política como de futebol se tratasse. E de facto não por acaso que o lideres políticos se confundem cada vez mais com os lideres desportivos. Razões há muitas, mas a mais significativa e’ talvez o actual vazio ideológico de boa parte dos partidos. Tal vazio levou ao esvaziamento politico dos políticos portugueses. E porque falar e’ fácil aqui vai um exemplo paradigmático:
TSF; 30/04/2002 (escolha aleatória de um discurso de Francisco Louçã)
(...) Contra a criação desta Comissão Eventual de reforma do sistema político está o Bloco de Esquerda ( BE ) que, pela voz do deputado Francisco Louçã , fala de uma
«negociata entre PS e PSD».
«É preciso uma reforma do sistema político que o qualifique. A Comissão Eventual é um fingimento, é um ritual de casamento que o PS e PSD encobrem fingindo que vão de mente aberta fazer o grande consenso e que nos pedem que sejamos um pau de cabeleira por uma grande operação de encobrimento», denuncia Francisco Louçã.